Mapa da localização dos tênis pela cidade

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura apresentam:

Em 2024, mais de 80% dos 45 mil atletas inscritos na Maratona do Rio são de fora do estado do Rio de Janeiro. O tema da 22ª edição da Mara do Rio e da Maratona com Arte enaltece esse momento: o Brasil corre para o Rio. Por meio do audiovisual e de esculturas, vamos colocar no asfalto a nossa história, nossos caminhos e nossa gente em sua mais rica mistura de sotaques, crenças e sonhos.

Além da tradicional #MaratonaParade (exposição urbana com cinco instalações artísticas, em formato de tênis de corrida), o projeto Maratona com Arte também traz para a Cidade Maravilhosa uma oficina de grafite, um live painting de uma das obras e shows no palco Maratona com Arte, na esplanada da Marina da Glória durante o festival.

A #MaratonaParade ocorre de 1 a 28 de maio, em pontos emblemáticos da cidade. Nos dias do festival (29 de maio a 2 de junho), algumas esculturas serão reunidas na Marina da Glória, na arena da Maratona do Rio. Em todas as instalações da #MaratonaParade, totens explicam sobre cada obra com um descritivo em braile.

A Maratona com Arte é um projeto que celebra a arte e o esporte por toda cidade.

#PinturaNoGalpão

As pinturas nos tenisões começam num galpão
onde os artistas começam a colocar nas esculturas o conceito da Maratona com Arte

#Treinão AR + Live Painting

Confira como foi nosso evento no Aterro do Flamengo - RJ

Oficina de Grafite

Em 2023, o artista Criz Silva realizou uma oficina
de grafite no Colégio Municipal Nicarágua (RJ) para 40 alunos

Mapa da localização dos tênis pela cidade

#ArtistasMaraComArte

Cinco artistas são selecionados
pela curadoria de Criz Silva para participar do projeto

Criz Silva
Criz Silva@crizsilva

A jornada do artista visual Criz Silva começou nos primórdios dos anos 2000, nas intervenções de graffiti do Hutuz Rap Festival, marcando o início de uma carreira que mistura arte e compromisso com sua comunidade. A representatividade é a espinha dorsal de sua arte - com destaque à diversidade e à cultura negra, celebrando e explorando a riqueza e a complexidade dessa identidade.

Ju
Ju@ju_angelino

Artista multidisciplinar, incorpora a escrita poética ao campo das artes visuais através da pintura, criando um movimento harmonioso entre composições abstratas, figurativas e geométricas que valorizam a cultura popular e a Rua. Seus trabalhos investigam e documentam de forma subjetiva temas inerentes à espiritualidade, memória e cultura popular.

Lolly
Lolly@lollyndona

Lolly transforma suas vivências em poderosas conexões entre a rua e seus processos internos e criativos. Em suas andanças e estudos, observa e se inspira com a magia dicotômica da cidade e do cotidiano. No decorrer de sua trajetória, incorporou influências da moda, pintura, gravura, tatuagem e diversas outras linguagens de expressão.

Davi
Davi@davi.baltar

Davi Baltar é grafiteiro e arte educador da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Produzindo arte de rua desde 2006, desenvolve seu trabalho através de uma crônica de personagens do universo urbano. Essa observação da natureza social se alinha a uma busca de combinar dinâmicas acadêmicas do desenho e novas mídias, como o spray, canetão, esculturas, uso de materiais reciclados etc.

Rafa Doria
Criz Silva@rafadoria

Formado em design, fez licenciatura em artes e virou professor, além de ilustrador, designer, artista plástico, cenógrafo, grafiteiro, diretor de arte, curador, orientador de projeto… Ou seja, gosta do fazer, dos movimentos, dos processos e da prática. Apaixonado pela forma, cada encontro de uma curva com uma reta é um evento, sempre inspirado pela observação do cotidiano.

Maratona com Arte no

Village Maratona

A Maratona com Arte não para por aqui, não!

O pós-prova dos corredores da Maratona do Rio vai ser ainda mais animado e inesquecível com atrações iradas gratuitas e abertas ao público, no Village Maratona (Marina da Glória, Aterro do Flamengo). Afinal, é muito além da corrida, né?

Cronograma
Patrocinadores