Protocolo Sanitário de Prevenção à Covid-19

Baixe o Protocolo Completo

Medidas Gerais

Para proteger nossos atletas, minimizando os riscos de contaminação por coronavírus, algumas medidas precisarão ser adotadas. Sendo assim, esta edição não será realizada exatamente da forma como estamos acostumados.

A fim de reforçar as medidas de proteção, a área de chegada conterá comunicação visual de boas práticas de segurança e higiene, e haverá totens com sabão e álcool em gel ao longo do percurso.

Ao longo do percurso terão várias lixeiras próprias para o descarte de máscaras úmidas, então é ideal que os atletas tenham várias consigo, mas haverá máscaras de back-up.

O Posto Médico da área de chegada será estruturado com mais equipamentos e contará com infectologistas, para o atendimento de possíveis casos suspeitos de contaminação, garantindo o isolamento necessário.

Operações Suspensas

Como forma de controlar a quantidade de presentes e evitar aglomerações, nesta edição não será permitido público nem torcida, assim, toda a arena de chegada será isolada com grades.

Nossa orientação é que os atletas cheguem aos locais de largada, realizem as provas e voltem para suas casas. Dessa forma, não haverá área de convivência e descanso nem serão oferecidos serviços, como massoterapia, crioterapia, chuveiros e “recovery”, na arena de chegada.

Será proibida a montagem de tendas de equipes, portanto, não haverá espaço reservado para Assessoria Esportiva. Também não haverá guarda-volumes, então os atletas precisarão levar só o essencial, incluindo máscaras, e os chips de corrida deverão ser descartados ao final das provas.

A área de convidados terá sua capacidade reduzida e será estruturada em espaço aberto, respeitando o distanciamento social necessário.

Os patrocinadores poderão realizar ações de percurso que não gerem aglomeração, porém não serão permitidas ativações na arena de chegada.

Recomendações Gerais aos Atletas

Apesar de ainda não existir literatura médica suficiente para prever riscos de Covid-19 a longo prazo, são frequentes os casos de comprometimento cardíacos, principalmente miocardite, em pessoas acometidas por Covid-19. Portanto, como forma de prevenção de possíveis problemas, orientamos que o atleta faça, antes da prova, um check-up ainda mais rigoroso, incluindo testes ergométricos e cardíacos.

Também será necessário estar vacinado ou fazer o teste PCR na véspera da prova, em uma unidade de saúde localizada no Rio de Janeiro. Testando positivo, o atleta poderá pegar seu kit, mas não poderá participar da prova.

Algumas orientações: procure fazer o máximo de distanciamento social possível a partir das duas semanas antes da prova; sempre que puder, lave as mãos com água e sabão em um dos totens que estarão disponíveis; ao espirrar ou tossir, cubra o nariz e a boca com o seu braço.

Pedimos sua compreensão e colaboração para que o evento ocorra de maneira segura, sendo assim, caso não se sinta bem ou tenha os sintomas de Covid-19, não compareça ao festival.

Entrega de Kit

Para evitar possíveis aglomerações e mitigar riscos de contaminação por coronavírus, nesta edição, haverá agendamento para a retirada dos kits, que serão entregues em embalagens individuais, primeiro, para as “Assessorias” e depois para o “Público Geral”. Também haverá proteção acrílica entre os atendentes e os atletas.

O agendamento deve ser realizado no ato de inscrição, na plataforma de compra dos ingressos. No dia e horário escolhidos, o atleta deve comparecer ao local de recebimento com o comprovante de agendamento em mãos e dentro do horário agendado.

Para controle de acesso, haverá aferição de temperatura na entrada do pavilhão e o staff orientará o fluxo de entrada e saída, havendo também o auxílio de gradeamento. Caso haja formação de filas, fitas serão demarcadas no solo a fim de evitar aglomerações.

Não será permitida a presença de acompanhantes e não será realizada a Feira da Maratona, que recebe stands do mundo esportivo.
Incentivamos que o atleta retire o kit de um amigo mediante autorização. Para isso, é necessário apresentar o “termo de retirada para terceiros” e uma cópia da identidade do atleta.

Arena de Largada

Para minimizar as chances de contágio na Arena de Largada, será necessário seguir alguns protocolos.
O uso de máscaras será obrigatório até o primeiro quilômetro, os atletas que se recusarem a cumprir a norma serão desclassificados e precisarão deixar a arena para não colocarem em risco os outros corredores.

A temperatura dos presentes será aferida e os sintomas monitorados no controle de acesso da organização. Aqueles que apresentarem temperatura acima de 38ºC e sintomas compatíveis com os da Covid-19 deverão procurar o posto médico.

Em todas as áreas do festival, recomendamos o distanciamento de 1,5 metros. Os corredores terão acesso prévio à planta do evento, com as áreas de entrada e saída.

O staff também terá sua temperatura monitorada, usará máscaras ininterruptamente e face-shield nos locais de maior risco de contágio.

Percurso

 

Ao longo de todo o percurso haverá marcações no solo para sinalizar orientar a corrida e separar o staff e a mesa de hidratação da passagem dos atletas.

Orientamos que os corredores realizem as provas mantendo-se sempre à direita e utilizem a esquerda apenas para ultrapassagem.

A fim de diminuir o contato entre os atletas e o staff, nesta edição, os corredores precisarão pegar seus copos de água, que estarão devidamente higienizados, nas estações de hidratação.

Nos pontos de alimentação, haverá frutas inteiras embaladas individualmente e não mais pré-cortadas como forma de evitar que o staff manipule os alimentos.

Arena de Chegada

O uso de máscaras será obrigatório, assim como na Arena de Largada, e para que haja um distanciamento entre os corredores, os atletas serão divididos em pistas, com o auxílio de grades.

Como forma de reduzir o fluxo de pessoas na área de alimentação, os corredores poderão escolher se desejam seguir para a saída ou pegar o kit lanche, que também será embalado individualmente e entregue sem que haja contato físico entre atletas e staff.

Nossa tradicional cerimônia de premiação será realizada em um formato diferente: não será permitida torcida; não haverá colocação de medalha pelo staff, sendo assim, serão entregues em embalagens individuais e haverá transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais da Maratona do Rio.