
- outubro 11, 2021
Dara Danielle Ramalho, é DaRa, Carioca de raízes Manauaras, mãe, publicitária por formação, artista por vocação e artesã por opção, desenvolve seu trabalho em multissuportes que vão da arte urbana à decoração afetiva. Em 2014, criou o que batizou de “Resisteindio” Uma atitude em solidariedade aos povos originários em que recorre ao colorido natural e formas acolhedoras em suas bonecas, porém de forte representatividade, para expressar sua ancestralidade em busca de pertencimento e autoconhecimento.
Dani utiliza elementos visuais naturais a partir de referências da fauna e flora, estampas revisitadas dos grafismos étnicos e pinturas corporais brasileiras, perpassando pela fé do imaginário brasileiro, um produto simbólico de respeito ao que é nosso culturalmente, fundamentada na origem e na reconexão com a sua essência de natureza e que busca unificação e fortalecimento da ideia de ancestralidade.
Empreendedora individual independente, tem a sustentabilidade como valor fundamental e acredita que a arte pelo reuso é uma ferramenta de transformação pessoal e social. Com base nesses valores, atuou como arte educadora de técnicas múltiplas em projetos sociais no RJ.
Suas bonecas são o símbolo gracioso de Re-existência e abundância natural, um manifesto pela vida através da cor e do Amor à arte e a ancestralidade.