Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura apresentam

A Maratona com Arte é um projeto que visa extrapolar o esporte e levar arte por toda cidade.

Esse ano vamos, através do audiovisual e de esculturas, exaltar quem correu por uma cidade melhor. A Maratona Parade é uma exposição urbana com 7 instalações artísticas em formato de tênis de corrida, sendo cada obra inspirada em um profissional de saúde.  Além disso, cada artista criou uma playlist, com cinco músicas. Confira!

Os tênis estarão expostos a partir de fevereiro até  19 de março, em diversos pontos emblemáticos da cidade. Em todas as instalações da #MaratonaParade, além dos tênis temos também os totens explicando um pouco de cada obra e com um descritivo em braile.

Para saber mais sobre os protagonistas reais na luta contra a pandemia, confira nossa websérie #CorremosJuntos. Todos os vídeos da série possuem tradução em libras.

Websérie

#CORREMOSJUNTOS

7º Episódio

Matheus Cabral

Matheus tem 29 anos, nascido em Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro.
Trabalha como plantonista em emergência e terapia intensiva. Começou a ter contato com a covid 19 logo no início da pandemia, onde vivenciou plantões com o ânimos a flor da pele, muito comprometimento e exaustão.
Desde jovem pratica artes marciais e corrida , mas sempre teve a corrida como um esporte secundário. Há 5 anos deu ênfase aos treinos e começou a participar de corridas amadoras.Participou de 4 meias maratonas e diversas corridas de curta e média distância.

Websérie

#CORREMOSJUNTOS

6º Episódio

Dyego Waldeck

Médico de emergência, trabalha em hospital de Bangu, também é socorrista, atuou no auge da pandemia como socorrista e está na linha de frente do combate ao covid. Na época de faculdade pesava mais de 150kg, fez cirurgia bariátrica e teve na corrida o melhor exercício para seguir saudável; correu a meia maratona do Rio.

Websérie

#CORREMOSJUNTOS

5º Episódio

Aline Pimentel

Aline é técnica em enfermagem, trabalha na UPA Senador Camará e no hospital Memorial da Cruz. Está na linha de frente da covid, em duas frentes, no hospital e na UPA, mora com filho e mãe. Seu filho é cadeirante e ela, que diz não ser atleta, começou um projeto pessoal de correr provas com o filho cadeirante, o projeto deu certo e ela não parou mais, mesmo dizendo que sente todos os tipos de dores após as corridas, ela não desiste pelo filho.

Websérie

#CORREMOSJUNTOS

4º Episódio

Iris Guia

Iris, 33 anos, farmacêutica e atualmente estudante de medicina. Em 2015 começou a correr em busca de emagrecimento, porém no meio do caminho descobriu a paixão pela corrida. Correu a primeira meia maratona em 2016 e não quis largar mais a corrida, pois percebeu que com ela eu conseguia ser mais focada, cuidar da ansiedade e da saúde.

Em outubro de 2016 criou o perfil @viverecorrer, o que trouxe ainda mais motivação, por ver que as pessoas se estimulavam ao acompanharem a sua jornada.

Websérie

#CORREMOSJUNTOS

3º Episódio

Marcus Ferrassoli

Biólogo e pesquisador, é atleta amador e participou de diversas provas de corrida de rua desde 2012.
Vindo de treinos intensos para performance nos 21km em 2019 como preparo para a sua primeira maratona, justamente no RJ, em 2020, sofreu uma lesão que o tirou das pistas até março, quando começou a pandemia. Ansiedade e estresse causaram sobrepeso e em razão da sua atividade como parasitologista se negava a correr e/ou sair para treinar.

Websérie

#CORREMOSJUNTOS

2º Episódio

Carol Vieira

Psicóloga, trabalha com pacientes e com a Polícia Militar, desde o começo da pandemia tem trabalhado no atendimento de PMs com covid, problemas com ansiedade e medo por contaminação. É corredora e participa desde 2018 da Maratona do Rio. Atleta amadora com bons resultados, pódios e tempos. Mas tem como maior objetivo se manter saudável física e mentalmente através da corrida, superar limites e incentivar outras pessoas também.

Websérie

#CORREMOSJUNTOS

1º Episódio

Miriam Alves

Agente de saúde que além de trabalhar em clínica de família local, desenvolveu um trabalho entregando quentinhas a moradores de rua pelo centro da cidade. Com o agravamento dos problemas sociais em decorrência da pandemia, Miriam começou a distribuir refeições, chegando a fazer 660 em um momento de pico. Toda semana distribui por volta de 450 refeições com a ajuda de sua irmã e de doações.

Explore os tênis

#MaratonaParade

pela cidade!

Praça do Pontal

Recreio dos Bandeirantes- Rio de Janeiro – RJ como chegar

Lagoa – Parque das Figueiras

Av. Borges de Medeiros, 1426 – Lagoa, Rio de Janeiro – RJ, 22470-003 como chegar

Urca

Praça Gen. Tibúrcio – Urca, Rio de Janeiro – RJ, 22290-270 como chegar

Praça Mauá

Praça Mauá, s/n – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20081-240 como chegar

Maracanã

Av. Maracanã, S/N – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ, 20271-110 como chegar

Engenhão

R. José dos Reis, 425 – Engenho de Dentro, Rio de Janeiro – RJ, 20770-001 como chegar

Parque Madureira

R. Soares Caldeira, 115 – Madureira, Rio de Janeiro – RJ, 21351-140 como chegar

Confira os artistas por trás da

#MaratonaParade

Luis Fernando Iogs

Luis Fernando Iogs

14 de janeiro de 2021

Criz Silva

Criz Silva

14 de janeiro de 2021

Gleydston Barba

Gleydston Barba

14 de janeiro de 2021

Guilherme Memi

Guilherme Memi

14 de janeiro de 2021

Rodrigo Mica

Rodrigo Mica

14 de janeiro de 2021

Pablo Bizu

Pablo Bizu

14 de janeiro de 2021

Juliana Fervo

Juliana Fervo

21 de fevereiro de 2020

PATROCÍNIO