Estácio IDOMED , Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam

A Maratona com Arte é um projeto que celebra a arte e o esporte por toda cidade.

Com o tema “A Maratona que a gente quer”, a Maratona com Arte vem por meio do audiovisual e de esculturas, colocar no asfalto em forma de arte, a nossa esperança em dias mais inclusivos, sustentáveis e de muita alegria e celebração. Na edição comemorativa dos 20 anos da Maratona do Rio, nosso objetivo é olhar pra frente: o que queremos para a Maratona dos próximos 20 anos?

A Maratona Parade é uma exposição urbana com três instalações artísticas em formato de tênis de corrida – um verdadeiro ícone do corredor -, sendo cada obra inspirada em cenas que queremos ver e viver nos próximos anos.  

Para ajudar a contar essas histórias, os três artistas participantes criaram também uma playlist com músicas que levam a energia da esperança em dias cada vez melhores, aonde você estiver. 

A exposição acontece a partir de 17 maio em diversos pontos emblemáticos da cidade. Nos dias do festival (16 a 19 de junho), as esculturas serão reunidas na Marina da Glória, na arena da Maratona do Rio.  Em todas as instalações da #MaratonaParade, além dos tênis, temos os totens que contam um pouco sobre cada obra e com descritivo em braile. 

Para saber sobre o processo de produção e exposição das esculturas da Maratona Parade 2021, confira o vídeo abaixo.

*Vídeo e fotos – Créditos Pedro Macedo @celulardopedro

Novidade na

#MaratonaParade

LIVE PAINTING

Pela primeira vez, os tênis serão pintados ao vivo como uma demonstração de live paintinguma forma de arte performática visual, na qual os artistas desenvolvem uma obra ao vivo. A performance será realizada na Universidade Estácio de Sá – Campus Città América.

Explore os tênis

#MaratonaParade

pela cidade!

Engenhão

como chegar

Marina da Glória

como chegar

Parque das Figueiras

como chegar

Praia de Copacabana

como chegar

Praia do Leblon

como chegar

Praia da Barra

como chegar

Confira os artistas por trás da

#MaratonaParade

Criz Silva

Começou a carreira no início dos anos 2000 produzindo eventos de graffiti do Hutuz Rap Festival. Seus trabalhos sempre transitaram entre o analógico e o digital transformando o cotidiano num mundo imaginário, um universo particular.

EM BREVE - Playlist

Guida

Iniciou sua jornada na arte-manifesto através da pixação. Guida também gosta de explorar diversas superfícies, passando pelo Graffiti, tatuagem e ilustração digital.

EM BREVE - Playlist

Mura One

Artista plástico, grafiteiro e tatuador, começou a carreira no graffiti em 2013, totalmente autodidata. Ele explora a técnica com expressões e representatividade, mescla a desconstrução com Glitch Art e paleta de tons monocromáticos.

EM BREVE - Playlist

PATROCÍNIO

ORGANIZAÇÃO