Fale Conosco

Por que a Maratona do Rio foi transferida de outubro para novembro?

A organização da Maratona do Rio, seguindo as diretrizes da Prefeitura do Rio, assumindo que a forma mais segura de oferecer as provas em 2021 passa pela exigência de que todos os envolvidos, desde atletas a staff, estejam integralmente imunizados contra a Covid-19, transfere o Festival para Novembro. Dessa forma, levaremos mais segurança a todos os corredores e trabalhadores envolvidos no evento e permitiremos um tempo de treinamento maior aos atletas que precisam se preparar para as provas.


Tenho inscrição, mas não me sinto seguro para ir ao Rio de Janeiro correr a prova. Posso realizar a Prova Virtual 2021?

Sim. Em breve passaremos mais informações sobre a Prova Virtual Maratona do Rio 2021.


Vai ter Prova Virtual em 2021? Quem pode participar?

Sim, haverá Prova Virtual em novembro e qualquer pessoa residente no Brasil pode participar. Lembrando que a prova acontece na Running Heroes e tem inscrição paga. Todas as informações e valores serão divulgadas em breve.


Quem pode correr as provas da Maratona do Rio 2021?

Todas as pessoas 100% vacinadas até o dia 01/11/2021. Ou seja, com as duas doses, ou dose única no caso da Janssen, aplicadas até a data mencionada. Caso não tenha sido possível tomar a segunda dose, o atleta poderá apresentar o resultado do teste de PCR realizado até 72 horas antes da entrega de kits.


Qual horário de funcionamento da Casa Maratona?

Sexta, dia 12/11, das 12h às 22h

Sábado, dia 13/11, das 9h às 19h

Domingo, dia 14/11, das 8h às 18h (apenas Maratona e 5k/10k)


Quais documentos preciso levar para a retirada de kit?

O atleta que vai retirar seu próprio kit deve levar um documento oficial com foto, comprovante de vacinação (duas doses, ou dose única no caso da Janssen, aplicadas até 01/11/2021), comprovação de inscrição e termo de responsabilidade preenchido. Caso não tenha sido possível tomar a segunda dose, o atleta poderá apresentar o resultado do teste de PCR realizado até 72 horas antes da entrega de kits.

O atleta que terá seu kit retirado por terceiros deve providenciar os seguintes documentos: documento oficial com foto, cópia da identidade do titular da inscrição, comprovante de vacinação do titular da inscrição (2 doses ou dose única até 01/11/2021), comprovação de inscrição e termo de responsabilidade impresso com autorização de terceiros preenchida e assinada pelo titular da inscrição.


Quando será a abertura de inscrições da Maratona do Rio 2021?

As inscrições da Maratona do Rio 2021 começam no dia 23 de agosto para grupos pré-cadastrados: atletas que correriam na edição passada – adiada devido à pandemia – e solicitaram transferência para este ano poderão resgatar suas vagas; quem participou da prova virtual de 2020 e terá desconto na inscrição deste ano; ou quem realizou um pré-cadastro através do site oficial do evento. Enviaremos um e-mail com mais detalhes e próximos passos referente a cada caso.

Já os demais interessados em participar poderão fazer a inscrição a partir do dia 25 de agosto.


Qual será o dia da minha prova na Maratona do Rio 2021?

14/11: 21k.

15/11: 5k, 10k e 42k.


O que acontece com a Maratoninha Gloob esse ano?

O cenário atual da pandemia ainda não nos permite realizar a prova com a experiência que queremos proporcionar e nem com as garantias de segurança indispensáveis para a saúde de crianças, pais, cuidadores, elenco e todos os responsáveis pelo evento.

Sendo assim, decidimos não realizar a Maratoninha Gloob este ano. Mas não se preocupe! A sua inscrição está garantida para os próximos anos (2022 ou 2023). Em breve, você receberá um e-mail com mais informações e um formulário de confirmação para escolher a sua categoria e em qual ano deseja correr.


Como comprovo que tomei vacina?

No momento da Entrega de Kits, será necessário apresentar o App Conecte SUS, que pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos do seu celular, ou o Cartão Comprovante de Vacinação SUS, que é entregue no momento da vacinação pelo profissional de saúde do posto.


Ainda não tomei as duas doses da vacina, mas já posso adquirir o ingresso?

Sim, o ingresso pode ser adquirido antes. A exigência é que o atleta tenha completado o ciclo vacinal até o dia 01/11/2021. O atleta precisará comprovar os status vacinal na retirada de kit. Orientamos que você também baixe o nosso Protocolo Sanitário. O documento apresenta medidas específicas para cada momento da prova e está disponível no nosso site oficial.


Se eu não conseguir me vacinar ou pegar covid antes da prova? O que acontece com a minha inscrição?

O atleta que venha a contrair a COVID-19 próximo a prova, ou impedido de concluir o ciclo vacinal contra a doença antes do dia 01/11/2021, não poderá participar do evento. Neste caso, o atleta deverá entrar em contato com a organização através do canal oficial (contato@maratonadorio.com.br).


Quais são as medidas de segurança aplicadas na prova?

Visando à diminuição dos riscos de contágio, desenvolvemos um Protocolo Sanitário de Prevenção à Covid-19 com o apoio do nosso Corpo Médico e chancelado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio e entidades oficiais de corrida.

O protocolo apresenta medidas específicas para cada momento da prova – entrega de kits, largada, percurso, arenas – e lista operações redimensionadas ou suspensas. Orientamos que você também baixe o documento completo disponível no nosso site oficial. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.


Tenho que correr de máscara o tempo todo?

Não. Será obrigatório o uso de máscara apenas nas arenas e áreas comuns do evento e opcional no percurso para atletas. Caso atletas precisem trocar de máscaras, o staff poderá fornecer uma. Vale ressaltar que seguiremos o Protocolo Sanitário de Prevenção à Covid-19 e todas as diretrizes dos órgãos públicos para garantir a segurança dos nossos corredores. Confira o protocolo completo.