Início / BLOG DA MARATONA
#TimeMaratonadoRio: Mantenha-se motivado na corrida
Por Equipe Maratona do Rio 30/01/2017

 

Vanessa Protásio dá algumas dicas para corredores iniciantes e veteranos

Para abrir os trabalhos do Time Maratona do Rio, vamos começar a série de postagens dos especialistas com a nossa coach – e maratonista há mais de 30 anos – Vanessa Protásio. O primeiro tema é MOTIVAÇÃO, que é essencial para os iniciantes começarem a correr e os veteranos não perderem o pique nos treinos.

Daqui até o dia 18 de junho, vamos compartilhar conteúdos sobre o mundo da corrida, promover a interação entre os corredores, além de construir e fortalecer a relação com todos os envolvidos na prática esportiva trazendo dicas, textos motivacionais, materiais exclusivos e outros. Esperamos que gostem!

MARATONA DO RIO 2016_DSC_6830-2

“A corrida é uma atividade física que vai te conectar com um novo mundo, mas em troca exige mudanças. Qualquer mudança, por sua vez, exige uma mudança de pensamento. Ao olhar para a sua vida, você tem uma escolha a fazer: ou continua no mesmo lugar, ou dá um passo. O primeiro pensamento é avaliar a SUA realidade, e o que fazer dentro da sua rotina para conseguir realizar esta ação.

Caso ainda esteja difícil, comece a buscar soluções para tornar possível esta realização. Pense em fases, determine o tempo destas fases, diferentes etapas… As fases passam e você vai se fortalecer ao ultrapassar a barreira das pequenas dificuldades. Este momento é o da transformação para o pensamento positivo. Este é o ponto da motivação. Cada dia será um dia diferente, e a cada vez você estará mais forte para continuar.

Para correr, basta querer. Comece hoje. Comece agora.

Porque manter-se motivado é importante para alcançar o objetivo na maratona? A maratona é uma prova de resistência , com alto nível de dificuldade. Todo maratonista se baseia em um tempo longo de treinamento, quando também desenvolve um aprendizado em relação ao seu corpo, suas forças, seus pontos de equilíbrio e suas potencialidades. Tempo de treinamento necessário para dar suporte ao desgaste durante a prova, tanto física quanto mentalmente.

O foco é um ponto fundamental para este tempo treinamento e para a competição. Quando durante a sua competição você se distrair, estará perdendo força e energia, e estará comprometendo seu tempo final. Lembrar que dar atenção à sua prova é manter-se presente, atento aos movimentos, ao pace, ao corpo. Mantenha seu pensamento alerta. Treine fisicamente e utilize o FOCO para reconhecer suas conquistas diárias.

A motivação vem através da construção do período de treinamento. A cada conquista uma nova força, e um novo resultado. Diariamente se registram mudanças positivas durante os treinos. Este registro é o condutor da motivação no momento da maratona. Se estabelece, assim, um ciclo que gera a continuidade de todos os movimentos. Para se manter motivado, o corredor precisa de se manter ligado ao resultado final que é atingir o seu objetivo, dando um sentido pessoal a esta conquista.

Leve a emoção para a maratona!”

vanessa protazio

 

 

 

 

Vanessa Protásio – Psicóloga clínica formada pela PUC-Rio e maratonista profissional há 33 anos, sendo campeã da Maratona do Rio e na corrida da Ponte, ambas as provas em 1982. Em 2010, tornou-se leader coach pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), em seguida especializou-se em Lisboa, Portugal, na área de coaching esportivo. Desde então desenvolve projetos como mental coach.

 

HISTÓRIAS EM DESTAQUE

  • historia_photo_IMG_3953.jpg Ulysses Nery  Olá, Tenho 47 anos e realizei em 2016 minha primeira meia maratona junto com minha mãe (Lulu de 67 anos). Foi magia ... [leia mais]
  • historia_photo_Thyago.JPG Thyago de Melo  Em março do ano passado eu pesava 124kg quando decidi emagrecer. Procurei um endócrino e um nutricionista e iniciei um tratamento. Hoje, ... [leia mais]
  • historia_photo_CSM15MRJ26022_Media-2700x1800pixels300dpi-2.jpg Givan Carneiro  Ola, tenho 54 anos a próxima maratona 2017 vai ser a quarta maratona. Sempre gostei de correr porém nunca levei a sério, ... [leia mais]

PARTICIPE

Ainda restam inscrições para a Family Run, a corrida de 6K da Maratona do Rio. Garanta sua vaga!

VIVA HISTÓRIAS PRA CONTAR

Clique abaixo e compartilhe o seu amor pela corrida e pela Maratona do Rio. Conte sua história pra gente.