Início / BLOG DA MARATONA
#TimeMaratonadoRio: cuidados para pular Carnaval
Por Equipe Maratona do Rio 20/02/2017

 

A temporada de blocos e desfiles chegou, e é hora de curtir e relaxar. Mas não dá para se descuidar, afinal, o dia 18 de junho se aproxima e ninguém quer se lesionar e estragar o sonho da linha de chegada. E é por isso que o ortopedista do Time Maratona do Rio, Dr. Sérgio Maurício, assina o nosso post de hoje com dicas para não deixar as festas atrapalharem seus treinos, além de cuidados para curtir a folia sem se lesionar para a Maratona do Rio 2017. Siga-as e aproveite!

 

Estamos a 4 meses da maratona mais bonita do Brasil e você não vai querer que o carnaval atrapalhe seus treinos ou te lesione nessa altura do campeonato! Alguns cuidados importantes preservarão seu corpo:

1 – Proteja seus pés! Sabemos que os blocos e a avenida estarão lotados, então não corra o risco de se cortar com caco de vidro ou levar aquela pisada que te deixaria sem treinar por 1 ou 2 semanas. Use sempre calçados fechados e tenha cuidado em lugares com multidões.

iStock-578798286

 

2 – Cuidado com o salto alto na avenida. Uma torção do tornozelo pode estirar os ligamentos e te deixar de 2 a 8 semanas sem treinar, dependendo da lesão. Em casos mais graves, terá de imobilizar, usar muletas ou até mesmo fraturar um osso, o que poderia te tirar da prova. Dê preferência a calçados baixos, mas se os saltos forem inevitáveis, prefira os mais grossos.

iStock-517302360

 

3 – Se vai pra farra, não force nos treinos. Você permanecerá longos períodos sambando e irá fadigar a musculatura. Treinar intensamente aumentaria as chances de uma lesão muscular.

iStock-498098074

 

4 – Consumir álcool em excesso retarda a recuperação muscular em até 3x. Além do efeito diurético, o álcool também interfere com a síntese de glicogênio, nossa principal fonte de energia. No fígado, inibe dramaticamente a ressíntese das reservas de glicose e no músculo, prejudica seu armazenamento, predispondo a lesões musculares.

iStock-539370596

 

5 – Vai viajar? Não se esqueça de levar o telefone do seu médico, um analgésico e material para um eventual curativo.

iStock-485787300

 

Bom carnaval a todos e bons treinos!

 

 sergio mauricio
Ortopedista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e cirurgião de joelho formado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). É amante do esporte desde criança. A forte paixão por corridas nasceu em 2010, quando cursava residência em ortopedia e tinha muito pouco tempo para se dedicar aos exercícios físicos. Já no ano seguinte, tomou duas importantes decisões: começar a pós-graduação em medicina do esporte e correr uma maratona. De lá para cá não parou mais.

 

HISTÓRIAS EM DESTAQUE

  • 2017-10-03-at-08.35.141-1 Daniele Cidronio -   Vou contar a história da minha esposa Daniele Cidrônio, que começou a correr em 2013 fazendo curtas distancias na cidade de Manaus, […]
  • Luis Claudio -   Eu e um amigo de infância não nos víamos havia mais de 30 anos, nos reencontramos por meio de um site de […]
  • Javier -   Mi historia la acabo por su final jeje quiero hacer mi maratón n.º 100 en Río Janeiro 2018. Actualmente tengo 89 maratones, […]

PARTICIPE

As inscrições para todas as provas da Maratona do Rio 2018 estão abertas! Clique e inscreva-se nos 6K, 10K, 21K, 42K ou no Desafio Cidade Maravilhosa!

VIVA HISTÓRIAS PRA CONTAR

Clique abaixo e compartilhe o seu amor pela corrida e pela Maratona do Rio. Conte sua história pra gente.

DESAFIO CIDADE MARAVILHOSA

Mostre que é Maratona do Rio e complete 21K + 42K.