Início / VIVA HISTÓRIAS PRA CONTAR
Daniela Eirado Lima
Por Equipe Maratona do Rio 17/05/2017

 

Quando comecei a correr não tinha nenhuma pretensão de participar de uma maratona. Muito pelo contrário. Achava insana a possibilidade de correr ininterruptamente por mais de quatro horas seguidas (como acham algumas pessoas que hoje conversam comigo!…rsrssrs). Não sei em que momento senti que faltava algo, que precisava de uma nova meta!! E foi assim, ao planejar as provas de 2013, que a Maratona do Rio de Janeiro entrou no meu calendário! Comigo, duas amigas toparam o desafio! Juntas, eu, Cissa (Cinara Marbak) e Gabi (Gabriela Saraiva) treinamos por quatro meses!

A planilha semanal, normalmente dividida em três treinos, sempre se encerrava com um treino de maior distância aos sábados (como acontece normalmente)! Os “longos” de sábado, iniciados com 15km, e aumentados gradativamente, foram maravilhosos!! Conversávamos, riamos muito e realmente nos divertimos durante todos os treinos, mesmo com as condições pouco convidativas da orla de Salvador na época (chuva torrencial, calor intenso, vento insano, falta de segurança…).

No último, e possivelmente o mais difícil de todos os treinos, eu estava sozinha. Tinha 32 km a percorrer em pleno feriadão de São João, e a orla praticamente deserta. O dia estava muito quente e por falta de segurança não quis me aventurar em locais muito distantes (fiquei indo e voltando no mesmo percurso). Desisti aos 30,5 Km e pela primeira vez tive dúvida se realmente teria condições físicas pra concluir o “desafio” que me esperava. Precisava recuperar a confiança!

Fomos para o RJ em um grupo grande, bastante unido, cada um com seu objetivo (6k; 21k ou 42k). A cada palavra de carinho, a cada abraço de incentivo, a cada promessa de que estariam nos esperando na chegada, vinha um nó na garganta. A Maratona do Rio de Janeiro é uma prova fantástica, com o percurso todo na orla, largando no Recreio dos Bandeirantes e chegando no Aterro do Flamengo.

No dia da prova saímos do hotel em Copacabana com o ônibus lotado de amigos, que ficaram na Barra de Tijuca, para a largada da Meia Maratona. Seguimos, as três e nosso fiel escudeiro Catatau, rumo ao Pontal do Recreio dos Bandeirantes!! Não tínhamos feito o percurso antes (conhecer o percurso pode trazer mais tranquilidade e segurança ao corredor) e a distância parecia interminável!!! O ônibus balançava, praticamente vazio, e nós caladas!! Uma troca de olhares, um sorriso nervoso e um frio na barriga absurdo!!!

O clima na largada e durante toda a prova foi muito descontraído. Conversamos, na medida do possível, falamos palavrões impublicáveis na subida da Avenida Niemeyer, e nos mantivemos juntas o tempo todo. Apesar de não termos nos comprometido em chegar juntas, pra mim não teria a mesma graça se fosse diferente. Corri a prova inteira administrando apenas o meu ritmo (era fundamental pra mim não sofrer e estar fisicamente bem do início ao fim), sem me preocupar com a distância ou o tempo. Os cuidados com o repouso e a alimentação nos dias que antecederam a maratona e, principalmente, com a alimentação e hidratação durante a corrida foram fundamentais. Não senti fome, fadiga, câimbra ou qualquer desconforto que me fizesse pensar em parar. Se já estava satisfeita ao alcançar os 30km fisicamente muito bem, o encontro com os amigos em Copacabana me deixou eufórica e muito emocionada!!! O resto do grupo nos esperava na linha de chegada!!! Eles tinham cumprido a promessa!!!! Nunca vou esquecer os sorrisos e os gritos de incentivo no quilômetro final!!! Guardo aquela imagem até hoje na memória e no coração!!! Escrever sobre isso ou ver as fotos me emociona demais!!!

 

HISTÓRIAS EM DESTAQUE

  • historia_photo_Foto-Meia-do-Rio-5.jpg Paula Pessoa Machado -   Eu resolvi em Setembro de 2015 que tinha que dar um basta nos 30 cigarros diários que fumava e a corrida entrou […]
  • historia_photo_FB_IMG_1490020799892.jpg Alexandre da Silva Assis - Em 2014 corri a Maratona do Rio, na chegada meu filho Thiago e minha esposa estavam esperando. Eles tinham corrido a Family Run. […]
  • historia_photo_19274992_1320489901379564_6313877576808497069_n.jpg Maria Silvânia Ferreira Da Silva -   Desde de já falo que não foi fácil! Não tinha treinado nada e ainda estava proibida pelo os médicos de realizar qualquer […]

PARTICIPE

Inscrições abertas para os 42 Km da Maratona do Rio 2018. Garanta sua vaga!

VIVA HISTÓRIAS PRA CONTAR

Clique abaixo e compartilhe o seu amor pela corrida e pela Maratona do Rio. Conte sua história pra gente.